Apresentação

A Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) têm a satisfação de apresentar os Anais do IX Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (IX CBAI), realizado em Pelotas, RS, no período de 11 a 14 de agosto de 2015.

O IX CBAI, realizado pela Embrapa, com apoio da Prefeitura de Pelotas, é promovido pela SOSBAI, com co-promoção da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e das Universidades Federais de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM).

O tema do IX CBAI “Ciência e Tecnologia para Otimização da Orizicultura” foi proposto com o intuito de estimular a discussão e a intensificação de pesquisas pragmáticas e de vanguarda, que possibilitem avanço no conhecimento científico e tecnológico atualmente à disposição da cadeia produtiva orizícola e de outros sistemas agrícolas associados. Há entraves a serem superados e oportunidades a serem exploradas, devendo ser minimizado o descompasso entre o crescente desempenho agronômico da orizicultura irrigada, que atinge produtividades excepcionais, e a situação econômica de baixa rentabilidade, aliada à crescente exigência por qualidade ambiental e dos produtos ofertados à sociedade. Novos conhecimentos sobre a interferência de fatores ambientais bióticos e abióticos na fisiologia e no desempenho das plantas de arroz podem ser aplicados no desenvolvimento de novas tecnologias ou como promotores de melhor resposta de tecnologias já disponíveis. Há de se admitir que, perante a diversificação do sistema produtivo em áreas orizícolas, prioritariamente, com a expansão do cultivo da soja e o aprimoramento da integração lavoura-pecuária, impõe-se avanço no conhecimento científico e tecnológico sobre particularidades de cada componente do sistema, como também sobre a interatividade desses componentes. Buscou-se expor essa demanda no IX CBAI, no sentido de contribuir para uma compatibilização entre requisitos agronômicos, econômicos e ambientais, necessária ao alcance de sustentabilidade das cadeias produtivas envolvidas.

Por ocasião do IX CBAI, buscou-se resgatar aspectos históricos e culturais da orizicultura no município de Pelotas, que foi um dos pioneiros na tecnificação das lavouras e, ao longo do tempo, um gerador de ciência e tecnologia para o setor, desde a fundação, em 1883, de uma das mais antigas Escolas de Agronomia do País em atividade, a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, antes conhecida por “Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Prática”. Adicionalmente, pretendeu-se possibilitar aos participantes conhecer “um pouco mais” da história e arquitetura de Pelotas, o que motivou a realização do Congresso no Centro Histórico da Cidade em prédios referenciais, como o Theatro Guarany (“palco principal”), a Prefeitura Municipal e a Biblioteca Pública.

A programação técnico-científica do IX CBAI contemplou 16 palestras e a apresentação de 294 trabalhos (resumos expandidos), sendo 64 na forma oral e 230 na forma de pôster. O Comitê Técnico-Científico do Congresso agradece aos 83 consultores que atuaram na revisão dos trabalhos, tarefa árdua, que muito contribuiu para qualificar o conteúdo dos textos publicados nos Anais.

A Comissão Organizadora do IX CBAI, em nome da SOSBAI e da Embrapa, agradece a todos que colaboraram para a realização do Evento, incluindo palestrantes, moderadores, apresentadores de trabalhos e coordenadores de sessões, às instituições co-promotoras, aos patrocinadores Dow AgroSciences Industrial Ltda., Basf S.A., John Deere Brasil Ltda., Monsanto do Brasil Ltda., RiceTec Sementes Ltda., e aos apoiadores Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Prefeitura de Pelotas.



Comissão Organizadora



© 2015 CBAI - Todos os direitos reservados

Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI)
Rodovia BR 392 km 78, Bairro Monte Bonito, Pelotas - RS
CEP: 96010-970
CNPJ: 03.047.303/0001-58
E-mail: contato@cbai2015.com.br

Website desenvolvido por



comercial@bm2ti.com.br